Online

Jornalismo Empresarial - Aprimoramento Profissional

O curso é formado por temas de relevância no Jornalismo Corporativo: Assessoria de Imprensa · Administração de crises da imagem · Comunicação Empresarial · Gestão de Mídias Sociais · Inglês Instrumental · Português Instrumental · Produção de Conteúdo Curso online | Com Exercícios | Certificado ao final do curso

  • curso : Jornalismo Empresarial - Aprimoramento Profissional
  • Conteúdo : Assessoria de Imprensa I e II, Administração de crises da imagem, Gestão de Mídias So...
  • Ministrado pela : Associação Brasileira de Mídias Evangélicas - ABME
  • Carga horária : 50 horas
  • Formato : Online
Jornalismo Empresarial - Aprimoramento Profissional

O CURSO

 

JORNALISMO EMPRESARIAL

O curso é formado por sete temas de relevância no Jornalismo Empresarial:

  • Assessoria de Imprensa
  • Administração de crises da imagem
  • Comunicação Empresarial
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Inglês Instrumental
  • Português Instrumental
  •  Produção de Conteúdo

 

Material de apoio: Apostilas, vídeos e áudios.

Carga Horária: 50 horas/aula

Objetivos do curso: 

  • Fundamentar o processo de conhecimento sobre algumas das principais ações do Jornalismo Empresarial. 
  • Preparar aos participantes para colaborar com êxito no crescimento, divulgação, e propagação da imagem e comunicação da empresa onde atua.
  • Desenvolver profissionais diferenciados para que, de forma assertiva, apresentem o melhor tipo de conteúdo ao público-alvo da empresa.
  • Estimular melhor argumentação em situações de conflito, com técnicas mais adequadas.
  • Determinar o papel da dimensão estética no processo comunicativo.
  • Debater estratégias para a melhoria contínua na Comunicação empresarial, interna, externa e com a imprensa. O que é de suma importância para um profissional de destaque.

 

PARA QUEM?

Pessoas que atuem no setor de Comunicação interessadas em aprimoramento e/ou capacitação profissional.

Conteúdo

Assessoria de Imprensa, Administração de crises da imagem, Comunicação Empresarial, Gestão de Mídias Sociais, Inglês Instrumental, Português Instrumental e Produção de Conteúdo

Diane Duque

Diane Duque

Professora do Módulo 1 - Assessoria de Imprensa

Jornalista com experiência em diversas mídias impressas (editora de jornal diário e revistas jornalísticas) e assessoria de imprensa. Professora universitária em curso de pós-graduação em Comunicação Empresarial nas disciplinas: Assessoria de Imprensa e Mídia Espontânea, no Centro Universitário Augusto Motta (2008-2009 / Rio de Janeiro). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Autora dos livros Na Humildade – Uma investigação jornalística sobre as consequências do crime e das drogas e Colhendo fruto em terra seca, biografia do jogador de futebol da seleção brasileira Zé Roberto (editora Central Gospel). Por anos atuou na assessoria de imprensa de parlamentar e de celebridades (Renato Gaúcho, Jayme Arouxa, Universal Music, entre outros). Trabalhou no setor de comunicação das empresas Oi e Petrobras no Rio e em Belo Horizonte, fez parte da equipe de assessores do grupo Link (atendendo entre outros clientes a faculdade Estácio (MG), Academia Rio Sport (Barra e BH), advogados, médicos, etc.). Redatora no jornal O Tempo, repórter na revista Fato Relevante, editora adjunta revista Vox Objetiva e assessora de Imprensa e comunicação interna na MRV Engenharia.

Jorge Antônio Barros

Jorge Antônio Barros

Professor do Módulo 3 - Administração de Crises de Imagem

Jornalista investigativo desde 1981 e ganhador por três vezes do Prêmio Esso. Jorge passou a metade da carreira no jornal O Globo, onde coordenou a produção e edição de reportagens especiais da Editoria Rio e mais tarde foi editor de mídias sociais da coluna de Ancelmo Gois. Especializado em Segurança Pública, cobriu as maiores crises do setor nos últimos 30 anos. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atualmente é diretor de relacionamento com a imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Felipe Barreto

Felipe Barreto

Professor do Módulo 4 - Gestão de Mídias Sociais

Mestre em Comunicação (UERJ) e especialista em Marketing Digital (ComSchool, M2BR e Social Sell) e Telejornalismo (Estácio). Além de Jornalismo Econômico pela FGV. Jornalista e professor há 20 anos, é coordenador de mídias sociais e assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio desde 2012. Tem passagens pelas TVs Brasil, Alerj e Rede TV. No rádio, foi repórter da CBN e Rádio Globo. Foi professor das universidades Unicarioca e Moacyr Bastos, além de professor de cursos preparatórios para concursos (Radix).

Ana Clara Fontana Vieira

Ana Clara Fontana Vieira

Professora do Módulo 5 - Inglês Instrumental

Formada em Jornalismo (FACHA/2008), tem pós graduação em Formação Executiva em Cinema e TV, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/2011), além de qualificação e aprofudamento nos estudos da insdústria cinematográfica através dos cursos de especialização: Story Development Workshop: Crafting Your Original Story; Marketing Entertainment: Strategies for the Global Marketplace; Story Analysis for Film and Television; The Business of Film Industry, pela University of California Los Angeles (UCLA/2014); Screenwriting Workshop, pela New York Film Academy (NYFA/2014) e Design da Estrutura da Narrativa Cinematográfica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio/2012). Tem 14 anos de experiência com jornalismo na área de cultura. Os conhecimentos da Língua Inglesa são provenientes de nove meses vividos em Los Angeles, California, em 2014, e dos estudos nas instituições: Cultura Inglesa (Certificate in Advanced English – cursando); Language Systems International (12 Weeks Program – California); Kings Colleges (11 Weeks Program – California); ELS (4 Weeks Program – New York); CLC Idiomas (Curso Regular Completo – Rio de Janeiro). Possui também a certificação internacional TOEFL/iBT.

Joel Silva

Joel Silva

Professor do Módulo 6 - Português Instrumental

Jornalista, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Formado em Letras com especialidade em Língua Portuguesa (UNIVERSO). Diretor editor do Jornal Impacto Gospel News. Proprietário da Editora Edbook Editoração e Arte.

Virgínia Martin

Virgínia Martin

Professora do Módulo 7 - Produção de Conteúdo

Editora-chefe do portal Pleno.News. Formada em Jornalismo (FACHA), tem mestrado em Multimeios (Unicamp), com pós-graduação em Propaganda e Marketing (ESPM), em Comunicação Empresarial (Cândido Mendes) e em Pedagogia (AVM). Tem 25 anos de profissão com experiência no meio impresso, em rádio, em TV, em mídia digital e em produção de livros. Ganhou três prêmios da Associação de Editores Cristãos (ASEC) na categoria Mídia Cristã. Publicou o livro "Divorciados, curados e bem humorados" (Editora Fôlego) e está lançando o livro "Descomplicadas". É também ghost-writer, cinegrafista, palestrante e professora.

AULAS DO CURSO

Caro aluno, abaixo você encontrará as aulas dos CURSO dispostas em sequência, para seguir existe o pré-requisito do término e aprovação da aula anterior. É um prazer tê-los conosco, estude, aprenda, se divirta e compartilhe. Para qualquer dúvida estamos aqui. Equipe ABME Cursos

Jornalismo Empresarial - Aprimoramento Profissional:

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Neste módulo você terá uma introdução ao nosso curso, com vídeos, áudios e textos de cursos anteriores e verá o êxito de nossos alunos.
História do Jornalismo Disponível
Apostila de História do Jornalismo
Acessar
Código de Ética Disponível
Apostila de Código de Ética
Acessar
Texto Jornalístico Disponível
Apostila sobre o que é texto jornalístico?
Acessar
Calúnia, Injúria e Difamação Disponível
Apostila de Calúnia, Injúria e Difamação
Acessar
Gestão de Redes Sociais Disponível
Engajamentos nas Redes Sociais
Acessar
Gestão de Redes Sociais Disponível
Engajamento nas Redes Sociais 2
Acessar
Gestão de Redes Sociais Disponível
Engajamentos nas Redes Sociais - Tendências nas redes
Acessar
Gestão de Redes Sociais Disponível
Engajamentos nas Redes Sociais - Fake News
Acessar
Gestão de Redes Sociais Disponível
Planejamento de conteúdo
Acessar
Gestão de Crise de Imagem Acesso Grátis
História da Imprensa no Brasil
Acessar
Gestão de Crise de Imagem Disponível
Administração das crises
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Assessoria de Imprensa 1. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
ABERTURA DO MÓDULO ASSESSORIA DE IMPRENSA
Acessar
Aula 1 Disponível
A IMPORTÂNCIA DE UM BRIEFING
Acessar
Aula 2 Disponível
PLANEJAMENTO
Acessar
Aula 3 Disponível
AÇÃO DE DIVULGAÇÃO
Acessar
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Assessoria de Imprensa 2. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Administração de Crises de Imagem. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO GESTÃO DE CRISE DA IMAGEM
Acessar
AULA 1 Disponível
REPUTAÇÃO E CREDIBILIDADE
Acessar
AULA 2 Disponível
O RISCO DE SE NEGAR UMA CRISE
Acessar
AULA 3 Disponível
CONCEITOS BÁSICOS DE UMA CRISE
Acessar
AULA 4 Disponível
AS ORIGENS DAS CRISES E OS DIFERENTES TIPOS DE CRISES
Acessar
AULA 5 Disponível
ATENÇÃO ESPECIAL PARA CADA GRUPO NA SOCIEDADE
Acessar
AULA 6 Disponível
COMO ENTENDER O QUE É A MÍDIA
Acessar
AULA 7 Disponível
O PERFIL DOS JORNALISTAS
Acessar
AULA 8 Disponível
JORNALISMO INVESTIGATIVO
Acessar
AULA 9 Disponível
5 PONTOS PARA UMA AÇÃO EFICAZ NA GESTÃO DE CRISE DA IMAGEM
Acessar
AULA 10 Disponível
MEDIDAS INDISPENSÁVEIS PARA UMA BOA GESTÃO DE CRISE DA IMAGEM
Acessar
AULA 11 Disponível
PROCEDIMENTOS CHAVES NA GESTÃO DE CRISE DA IMAGEM
Acessar
Material de Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino de Gestão de Mídias Sociais. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
ABERTURA DO MÓDULO GESTÃO DE REDES SOCIAIS
Acessar
AULA 1 Disponível
INTRODUÇÃO AO MARKETING DE CONTEÚDO
Acessar
AULA 2 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (1. Diferenciais do Marketing de Conteúdo/ 2. Definição de Persona)
Acessar
AULA 3 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (3. Conceito de Persona)
Acessar
AULA 4 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (4. Tom de Voz - Personalidade / Linguagem)
Acessar
AULA 5 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (5. Pilares de Conteúdo - Sugestão Editorial)
Acessar
AULA 6 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (6. Posts Técnicos - Associação / Autoexpressão / Audacioso)
Acessar
AULA 7 Disponível
CATEGORIAS DE POSTAGENS (7. Empatia / 8. Visibilidade e Conexão / 9. Conector de Conversa)
Acessar
AULA 8 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (10. Pesquisas Interessantes / 11. Listas Inteligentes / 12. Curiosidades)
Acessar
AULA 9 Disponível
MARKETING DE CONTEÚDO (13. Isso ou Aquilo / 14. Desafios / 15. Depoimentos / 16. Conhecendo o Interior das Pessoas)
Acessar
Material de Apoio Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Inglês Instrumental. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
ABERTURA DO MÓDULO INGLÊS INSTRUMENTAL
Acessar
AULA 1 Disponível
INTRODUÇÃO À LÍNGUA INGLESA
Acessar
AULA 2 Disponível
O SUFIXO "ING"
Acessar
AULA 3 Disponível
NÃO CONFUNDA
Acessar
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Português Instrumental. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
ABERTURA DO MÓDULO PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Acessar
AULA 1 Disponível
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO COTIDIANO E SUAS MODALIDADES
Acessar
AULA 2 Disponível
OS ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS ANTES DE ESCREVER UM TEXTO
Acessar
AULA 3 Disponível
A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO
Acessar
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino de Produção de Conteúdo. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
BOAS VINDAS Disponível
ABERTURA DO MÓDULO PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Acessar
AULA 1 Disponível
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Acessar
AULA 2 Disponível
PRA QUEM VOCÊ PRODUZ CONTEÚDO?
Acessar
AULA 3 Disponível
ETAPAS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Acessar
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Este módulo destina-se ao ensino da Produção de Conteúdo II. Tenha muita atenção ao conteúdo e ao finalizar faça os exercícios para sua aprovação.
Material do Aluno Disponível
APOSTILA
Acessar
AVALIAÇÃO Disponível
EXERCÍCIOS
Acessar

  • PAG Seguro UOLÀ Vista por R$750,00